segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Ficar no sofá? Sair do sofá? Eis a questão...

 Lembro da minha mãe sempre contente quando chegava a hora de ir para a "caminha" dela.

Eu, quando comecei a prestar atenção nessa predileção, era adolescente, e ir para a "caminha" não era de todo algo apetecível, achava uma perda de tempo fora do comum.

Dormir, ficar no sofá, ficar em casa, naquela fase da minha vida era sinal de fracasso, de fim-de-semana estragado.

Com o passar do tempo, vou gostando cada vez mais desse "dolce far niente", chego a pensar, na hora que acordo, para me animar:- Logo volto pra cá, força, logo voltará para a "caminha".

Detesto muitos finais-de-semanas com coisas combinadas. Parece que já fica estragado, gosto de imaginar que eu terei opções, estará em aberto. Sempre opto por ficar em casa, dormir...que delícia!

Mas esse último fim-de-semana foi diferente. Na sexta fui à um Clube de Leitura que comecei a

"as mininas do Clube"

frequentar e geralmente se reúnem às Sextas-feiras. Titubei um bocadinho, pensei por uns segundos em não ir. Deu uma preguiça, uma vontade de me atirar ao sofá. Preguiça de trocar-me, preguiça de fazer pão com azeitonas (tenho a impressão que elas gostam de mim porque eu levo pão de azeitonas kkk), preguiça de no pegar no carro and so on...

Mas, fui. E como sempre, foi mágico. Confesso aqui que, vou muito mais pelas companhias, pela partilha, pela beleza de troca que senti e sinto ali, do que propriamente pelos livros. Honestamente, dicas de leitura tenho tantas, que acho que nem que viva até aos 100 anos terei capacidade para dar conta desse recado. O que gostei foi estar com elas. Gosto de gente e aquele grupo me atraiu de uma maneira, que parece que era mesmo para lá que eu tinha de ir. Foi muito giro.

No Domingo, o sofá perdeu de novo. Lá me levantei e fui para o Museu do Bordalo Pinheiro, com uma grande amiga, participar da primeira de quatro sessões de um curso de cerâmica. Eu tenho um caso de amor com muitas peças do Bordalo Pinheiro e foi um grande prazer.

A menina que estava a dar o curso, nos deu um pedaço de barro, e cada um moldava a sua maneira (resumindo o acontecido). Eu, meio que sem saber o que criar, lembrei que uma vez tive de fazer um presépio para escola de um dos filhos, depois já estamos entrar na época natalícia, depois estou a ler um livro que fala em Jesus... e todos os caminhos me levaram a fazer uma cena da natividade.

Dei a primeira "de mão", semana que vem continuamos... 

Minha obra de arte
Sempre tive vontade de fazer isso


 









 

E pronto, o sofá perdeu-me, e eu ganhei muito nesses dias! Rico fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário