domingo, 23 de outubro de 2022

A minha casa e a sua casa

 Há poucos anos, descobri que não mostrar a minha casa para alguém que cá vem, pela primeira vez, é sinónimo de falta de educação.

Não estou sendo irónica, eu não sabia. Nunca mesmo imaginei que cometesse essa indelicadeza quase sempre. Sempre que posso, evito mostrar a minha casa toda.

O meu lema está logo na entrada


Essa "falta de chá" tem muitas razões que vou tentar enumerar aqui:

* minha casa é uma bagunça, tem sempre inúmeras "coisas" que ainda não sabemos o que faremos com elas, e ficam assim, num canto qualquer, até eu ter um ataque de fúria e dar um fim triste tudo...

* somos pessoas descuidadas, esquecemos coisas íntimas, aqui e ali, entre nós os quatro não há grande confusão, mas nem por isso temos orgulho em que a visita veja: pacote de absorvente, cuecas e calcinhas a secar penduradas num canto do banheiro, sutiãs que ainda vão ser usados mais uma vez, na bancada da pia...Coisas que eu acho normais, mas não quero que todos vejam.

* nem sempre a cama está arrumada...confesso...

* nem sempre as escovas de cabelo estão despidas de fios, confesso.

* nem sempre o pessoal que vive aqui lembra de tirar aquele suporte de rolinho de papel higiênico, quando o mesmo acaba, não sei, acham que a mão vai cair se o atirarem para o lixo... É comum encontrá-los na bancada da casa de banho.

* aquela roupinha que ainda vamos usar mais uma vez pululam nos quartos...

Enfim, nossa casa está longe da ordem que deveria ter para receber uma visita, confesso.

E já que estou aqui, abrindo o meu coração e contando tudo aquilo que deveria ocultar, vou dar essa bomba: para que alguém venha jantar aqui, nesse humilde lar, chega um ponto em que tiro tudo aquilo que "não sei ainda o que vou fazer com isso" e jogo num dos quartos, que obviamente não tenho vontade de mostrar.

Mas, muito honestamente, se alguém estiver aqui em casa, e por qualquer razão tiver que entrar numa divisão onde não consegui disfarçar o caos, olha, engulo seco, penso nisso três segundos e depois nem penso mais nisso. É assim, é a minha casa, pense o que quiser, meio que tanto faz.

Em compensação, eu não faço questão de conhecer a casa de ninguém. Ninguém mesmo. Não me suscita grande curiosidade, basicamente estou "marimbando" para a forma como as outras pessoas organizam e decoram a casa deles. 

Se quiserem mostrar, aceito alegremente, agradeço, mas dois minutos depois já nem lembro bem como era a casa. Claro que enxergo, gosto, não gosto, inspira-me ou não, mas lá está, não é problema meu, não tem qualquer impacto na minha vida. Caguei. Mesmo.

A verdade e que eu tenho imensa preguiça de ir à casa dos outros, prefiro estar na minha. São poucas as casas em que estou super a vontade. Gosto mais de estar na minha.

Assim, vamos organizar: tenho pouca curiosidade de conhecer a casa dos outros, se me convidar, não se preocupe em fazer um tour. Se quiser fazer o tour, o farei com gosto e só vou falar daquilo que eu acho bonito.

Se quiser conhecer a minha casa, peça, provavelmente se lhe convidei para jantar aqui é porque sinto-me bem consigo e passo na boa a vergonha daquela baguncinha básica. No fundo não é algo que me preocupe muito. Só acho mesmo que um tour pela minha casa não é algo muito excitante, é uma casa como outra qualquer, só que mais bagunçada. 

Eu gosto, me interesso por gente, pela história das pessoas, reparo em fotos, quadros que me inspiram... Disso tudo eu levo um bocadinho, na minha memória, no meu coração. Quanto a maneira que os outros organizam as suas casas já disse e repito: CAGUEI.

Sem comentários:

Enviar um comentário