domingo, 17 de dezembro de 2017

Frango com massa filo

Faz tempo que eu não coloco nenhuma receita, mas tenho feito muita coisinha boa, minha paixão por cozinhar, testar novos pratos e devorá-los nunca acaba!
Se calhar o facto da minha santa sogra providenciar a comida do dia-a-dia faz com que a cozinha do fim de semana seja um prazer! Estou sempre procurando receita novas e tentando fazer coisas diferentes, tentando descobrir como se faz isso ou aquilo...As vezes acerto, outras erro e tento repetir a receita, para mudar algo que achei que poderia ter ficado melhor... Enfim, para que tanto " blá-blá-blá?" Vamos receitar?

Essa é uma receita que vi do Gordon Ramsay, mas fiz as modificações que achei que combinavam melhor com nosso paladar!


 Ingredientes:
5 folhas de massa filo;
1 colher de sopa de azeite;
2 peitos de frango cortado em pequenos cubinhos;
1 cebola pequena, cortada em pedaços pequenos;
1 pedaço mais ou menos de 5x2 cm. de gengibre fresco, ralado bem fininho;
3 colheres de sopa de amêndoas laminadas;
1 colher de chá de cominhos:
1 colher de chá de canela em pó;
2 colheres de sopa de manteiga derretida;
1 ovo;
200 ml de natas (creme de leite)
Sal e pimenta preta a gosto
100 ml de água, dependendo dos "sucos" que a cebola e o frango vão "soltar"

Numa panela refogamos a cebola com o azeite, até ficar macia e meio transparente, temperamos com sal e pimenta.

Adicionamos os cominhos, deixamos vir aquele aroma e colocamos o gengibre e as amêndoas.
Se ficar muito seco, colocamos um pouco de água, de maneira que fique "molhadinho", mas sem ficar líquido..
Precisamos de um recheio que se assemelhe a uma massa, não uma sopa, compreendem?
Depois acrescentamos o creme de leite ( que torna o recheio bem mais líquido) e a canela
Deixamos esfriar até ficar na temperatura ambiente.

Daí vamos montar a massa.
Num refratário que possa ir ao forno, (no meu caso, um refratário redondo de 25 cm de diâmetro)  colocamos quatro folhas da massa, sempre pincelando em cada uma delas manteiga, colocamos de maneira que sobre aos lados massa, para fechar a torta.
Colocamos o recheio dentro, nessa foto acho que fica claro tanto a quantidade de massa filo que deve "sobrar" para fora do recipiente. Nos ingredientes eu sugiro 5 folhas de massa, pois, é a sobra da massa que irá fechar a tarte, assim, caso o que tenha sobrado ao lado tenha ficado "curto", podemos sempre fechar com a 5ª folha...
Quanto mais massa, mais crocante fica a tarte.


Levamos  ao forno para assar, quando a parte de cima fica dourada, com muito cuidado tiramos do forno, colocamos um prato e viramos a tarte do lado contrário, e voltamos a pôr no refratário, mas desta vez, com a parte de baixo virada para cima, pois a massa filo tem que estar bem assada para ficar na sua potência "crunch".
Quando a a parte de baixo ganhar cor dourada, com a mesma habilidade que utilizamos anteriormente, viramos de novo no prato e voilà, temos uma deliciosa tarte de frango, com um sabor surpreendente!
A mistura do gengibre, cominhos e canela dá um sabor exótico, diferente ao prato, a massa filo fica sequinha, as amêndoas dão um extra crocância... uma delícia... parece mais difícil do que realmente é de se fazer...Na verdade custa muito pouco e vale muito a pena!

PS: Caso a minha explicação tenha ficado difícil de entender, clique na palavra Gordon Ramsay que está em vermelho no texto, é um vídeo com o Gordon a fazer, acho que ajuda a esclarecer....beijinhos!

1 comentário:

  1. Epahh, naõ tinha visto, super bom aspecto, acho que vou experimentar!!

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar