terça-feira, 21 de novembro de 2017

Sobre a ansiedade...

Sempre fui ansiosa, sou precavida, gosto de certezas, confirmações.
Quero sempre me antecipar, acredito piamente em todos os ditados do estilo "Deus ajuda quem cedo madrugada"...
Mas tenho tentado aprender a me conter e felizmente acho que a idade está me dando uma capacidade um pouco maior de controlo, considerando que ainda estou anos luz de ser uma pessoa tranquila.
Uma característica que encontro muito frequentemente nas pessoas em Portugal ( minha sensação) é a uma certa ansiedade.
Domingo, estava eu no supermercado, numa boa, sem grandes pressa, na fila para pagar minhas compras... vejo se aproximar a típica ansiosa de plantão: senhora, dos seus 60 e muitos anos, com pouca compra, vem em passo ligeiro... Mal... Chega e como se estivesse a perder um comboio começa a colocar suas compras na esteira, e ainda minhas compras não tinham começado a ser passadas. Começam a passar as minhas compras e a senhora, já de cartão em punho, ao invés de estar com as suas compras, do lado da esteira, já está ao meu lado...Nem é preciso dizer que paguei com ela coladinha a mim... Deu -me vontade de perguntar se ela iria pagar a minha fatura, pois juro, visto de fora, deveria parecer que estávamos juntas... mas depois pensei que ela não fazia por mal, e poderia magoá-la, apenas por irritação.De certeza que era uma boa pessoa, assolada pela tal ansiedade.
Assim, para ser construtiva e não apenas uma pessoa irritada ( como disse ainda falta muito para eu ser simplesmente "normal"), tento aprender com essas atitudes que considero bem chatinhas das outras pessoas... É duro manter a calma, mas talvez eu consiga melhorar!

Sem comentários:

Enviar um comentário