domingo, 4 de outubro de 2015

Costuroterapia...

Já nem sei há quantos meses comecei a fazer umas aulas de costura com uma modista de mão cheia....
Gostei dela logo na primeira conversa e demos inicio às nossas aulas.
Querem saber o que aprendi com ela sobre corte e costura até agora?
NADA, minha falta de jeito, aliada a confusão que tem sido a sua vida , tem feito com que nossos encontros sejam mais de conversas do que de costura.
E ela tem tanta história pra contar! Tantas coisas sérias e bonitas, que acabam me fascinando.
É o modo como ela vê a vida e como reage com os problemas é muito inspirador!
Quando lá cheguei ela tinha outra senhora a trabalhar com ela, uma senhora já perto dos 70 anos, que tinha um ar sisudo, um bocado amarga, mas que se via que lá no fundo era simplemente uma pessoa sofrida.
Como a minha professora precisava de mais uma costureira, contratou outra senhora, que tinha as mesmas características, parecia ter um fundo bom com uma amálgama de amargura.
O ateliê é uma graça, numa esquina legal, bem solarengo, cheio de janelas.
O trabalho delas é bonito, fazem vestidos muito giros, tem um ambiente perfeito para quem sabe e gosta de costurar...Um trabalho limpo, lindo, criativo, num lugar agradável
Mas o clima entre elas sempre foi pesado, uma implicando com a outra por coisas simples, de fácil solução, aliás era um dom especial que elas tinham-  encontrar uma maneira de tornar tudo difícil, irritante, desagradável!
No meu último encontro com a professora ela contou-me que desistiu, desistiu de lutar para trasnformá-las, para fazê-las ver que tinham ali tudo para estar feliz... Simplesmente porque imaginamos que a vida delas foi de tanto sofrimento, que quando encontravam algo que poderia ser positivo, nem conseguiam enxergar, muito menos aproveitar.
Foram despedidas e eu duvido que encontrem outra oportunidade assim tão boa para trabalhar!
E eu transportei para minha vida e para o meu trabalho, e pensei no quanto gosto do lugar, das pessoas, do meu chefe e do quanto preciso estar atenta a tanta coisa boa e não deixar ¨ merdices¨ atrapalharem toda a parte positiva da minha convivência com os colegas... Mais uma vez saí de lá sem ter costurado nada, mas tão cheia de inspiaração para a vida!


2 comentários:

  1. Que lindo texto, Maria Eugênia!!! Muito inspirador!!!

    ResponderEliminar
  2. Que bom que gostou!
    Nunca me esqueci da sua sugestão para escrever sobre Portugal para seu blog de viagens, o que me custa é que eu conheço pouco, não sei detalhes, qualquer coisa e sobre qualquer lugar minha opinião será sempre muito ¨amadora¨, por isso nuca me atrevi!

    ResponderEliminar