quinta-feira, 7 de setembro de 2023

A Exagerada, A Exata, A Morte e A Piada

 

A Exagerada, A Exata, A Morte e A Piada

- Bom dia Ana, tem tido notícias do Sr. Anibal?.  O Sr. Aníbal era um vizinho em comum de Ana e de Célia, e já tinha 94 anos, há algumas semanas tinha sido internado e estava entre a vida e a morte.

- Bom dia Célia, respondeu Ana. Ele vai lá do jeitinho que é normal nessa idade, não dá para esperar muito mais, não é?

- Pois, ele tem tido uma vida bastante longa, completa, o duro é para quem fica, mas a única certeza da vida é a morte, e a família, mesmo sofrendo, vai poder descansar um pouco dessa agonia, né?- respondeu Célia, com aquelas conclusões óbvias e já muito usadas, mas que inevitavelmente utilizamos, vezes sem conta.

- É verdade, a morte faz parte da vida!-disse Ana, utilizando ela também a frase bengala, que não sendo original, arremata o assunto.

- Então bom dia e esperemos que não chova, porque já não aguento mais a porra dessa chuva, que me fode a vida, já não tenho mais criatividade para arrumar lugares para estender a roupa! Agora sim, Célia foi mais fiel a si mesma, uma vez que o palavrão fazia parte do seu vocabulário, assim como os artigos, verbos, substantivos…

-Bom dia pra você também, deixa eu ir que o Arnaldo já deve estar a sair, vou ver se ele precisa de alguma coisa- respondeu Ana, com um risinho conformado, a fingir que já estava acostumada com os impropérios da vizinha, mas que na verdade quase sempre a obrigava forçar um ar de normalidade e evitar arregalar os olhos, exercício quase diário já há três anos, desde que Célia havia mudado para a casa ao lado da sua, trazendo com ela toda uma forma exagerada de viver.

Sim, exagerada, talvez a melhor definição para a personalidade de Célia. Aquele ser que tem muita presença, fala muito alto, gesticula sem parar, ri estridente e de maneira debochada. Tem opinião sobre todos os assuntos, muitas certezas, muitas vezes incoerentes, mas a coerência não é algo que a preocupa, quer é falar, quer estar. Em meio a essas características, os palavrões são meros detalhes no seu discurso. Como um carro alegórico que vem com brilho, cor, música, milhões de detalhes, que observamos e dependendo do nosso humor, gostamos ou odiamos.

- Nunca imaginei que pudesse me dar tão bem com uma vizinha assim…- pensou Ana  enquanto abaixava para pegar a “Folha de São Paulo”, que o jornaleiro deixava no chão da sua garagem, para levar ao seu querido Arnaldo, que estaria a terminar o café-da-manhã, quase a ponto de ir para o consultório.

Ana era toda uma senhora. Fez o magistério, como fizeram todas as suas amigas, ingressou na rede de ensino público e leccionou para a quarta classe durante quase toda a sua carreira. Foi o tipo da professora que marcou toda uma geração. Dedicada, delicada, perfumada, arrumada. Nem pouco, nem muito, sempre foi exata.

Exata, sim essa é a melhor palavra para explicar a professora Ana, bem como a esposa Ana, amiga, companheira, que nunca (pelo menos em público) contrariara o marido, que o olha com admiração, que valida todas as suas opiniões, que o apoia em tudo, sem ter um ar de subordinada, mas sim uma eterna namorada apaixonada.  

A exactidão apenas abandonou Ana no quesito mãe, aliás não abandonou, transbordou tornando-se grande, grandiosa, extrema , seria mais justo dizer. Extremamente cuidadosa, pacificadora, presente, carinhosa. Extrema e impecável com os seus frutos, três adultos já formados. Dois jovens médicos e Anita, uma dentista que apesar de ter começado há dois anos a dar consultas já tinha a agenda cheia, uma vez que tinha aprendido com a mãe a ser dedicada, delicada, perfumada e arrumada.

Naquele mesmo dia, ao fim da tarde, Célia estaciona o seu carro e repara numa agitação bastante fora da normalidade na casa da Ana, mas nem pensou sobre o assunto. Enquanto tirava as compras do carro, a sua empregada, Sueli, passou por ela com os olhos marejados, mas com uma grande pressa para apanhar o ônibus que já dobrava a esquina, e disse:

- Já viu D. Célia, o Sr. Arnaldo morreu, que coisa horrível!- mas por muito triste que se sentisse, o ônibus não iria esperar a tristeza da Sueli, nem a creche que cuidava do seu filho, e é assim, a vida não para (narrador também se apoia em frase bengala), lá foi a Sueli chorosa.

Célia fez um ar triste, encolheu os ombros, achou estranho o estado emocional da empregada, mas pensou para si mesma:

- Pobre adora um drama, afinal o Sr. Anibal, já estava velho para caralho, queria o quê? Que ficasse para semente?

Um leitor atento já deve ter entendido a confusão na cabeça de Célia que continuou a pensar:

- Que merda esse velho morrer bem hoje, que estou que é só o farelo… Vou ter que ir para porra do velório! Bem hoje que eu queria era deitar na cama e assistir a minha novela.

Um pouco mais tarde o marido de Célia entrou em casa, com um ar abatido, e perguntou se ela já sabia do que havia acontecido, enquanto ela estava no banho. Ela respondeu que sim e completou com a frase:

- Foda-se, vamos ter que lá dar um pulo, justo hoje que estou tão cansada.

O marido já estava habituado com as reacções malucas de Célia, e embora tenha estranhado a frieza da mulher, resolveu nem discutir.

Rumaram para o velório da cidade, vale a pena salientar, uma cidade pequena, onde quase todos se conhecem.

Célia, contrariada, ia reclamando no carro, sobre o “programinha” inesperado que havia surgido e fazendo comentários aleatórios do estilo:

- Vá por aquela rua, que é mais fácil estacionar por ali.

O marido sentia-se cansado e estava triste pensando:

- Tão típico da Célia, ao invés de mostrar tristeza mostra zanga, deve ser a maneira dela de digerir uma notícia tão cruel como a morte repentina do Arnaldo, imagine, ter um ataque cardíaco fulminante, no seu consultório, parece irónico. Justo agora que os filhos estavam crescidos, formados e as preocupações normais da vida iam diminuindo, que injustiça!

 A morte de Arnaldo fazia com que ele pensasse na própria vida, afinal tinham quase a mesma idade. O marido reflectia se estava vivendo plenamente, se estaria pronto para deixar a vida, coisas que pensamos sempre quando alguém da nossa idade morre. Mas efectivamente, no outro dia, vamos trabalhar e ignoramos toda a filosofia e os ensinamentos, as contas não pagam-se sozinhas, e a vida continua.

Chegaram no Velório Municipal, Célia foi andando na frente, tinha pouca paciência para “a moleza” do marido. Sempre achou que ele pensava muito e agia pouco, sempre o achou sentimental demais, muito dramático. Queria despachar o assunto, cumprimentar, dar as condolências e encerrar o assunto.

Estranhou tanta gente no funeral do pobre Sr. Aníbal, pensou consigo mesma:

- Essa gente não tem nenhuma coisa melhor para fazer, todos aqui? Caralho, parece que não estavam a espera que o velho morresse!

Avistou os filhos de Ana, claramente muito abatidos, cumprimentando todas as pessoas, muito envolvidos com o acontecimento, estranhou.

Avistou Ana, e sem reflectir, piscou-lhe o olho, abraçou-a com carinho, e comentou:

- Ainda falamos dele hoje de manhã, não é Ana?

Ana, também habituada com as reacções de Célia, não estranhou. Aceitou o abraço e ouviu a frase da vizinha:

- Nossa Ana, nunca imaginei que os seus filhos fossem tão apegados ao Sr. Aníbal! Estão tão chorosos, coitadinhos.

Nesse momento, apesar de toda a confusão, Ana, a exacta, conseguiu não sei como, compreender exactamente o que estava a acontecer, Célia estava a confundir Aníbal com Arnaldo, e por muito que possa parecer absurdo, as vezes a nossa mente prega essas peças. Estamos tão preparados para um acontecimento, que não conseguimos enxergar outro.

 Célia, com a calma que lhe era apanágio, segurou na mão de Ana, e disse com calma:

- Célia, acho que você está a fazer uma grande confusão, quem morreu foi o meu Arnaldo, teve um ataque cardíaco fulminante, tadinho, foi sem sofrer, mas sem tempo para um adeus, o Sr. Aníbal continua vivo, coisas da vida… (ou da morte). E abraçou a amiga, com toda a compaixão…

Imagino que a informação tenha sido uma pequena explosão na consciência de Célia, primeiro entender o engano, depois realizar que o amigo havia morrido inesperadamente, finalmente ter em conta todo o seu comportamento, Bum, Bum, Bum, confusão, tristeza, vergonha!

Olhou para o caixão e lá viu o amigo Arnaldo, imóvel, com os olhos fechados (óbvio).

Saiu da sua boca um som gutural:

- Puta que o pariu! O Arnaldo morreu! Como é que foi isso minha gente? Como isso pode acontecer? Braços ao ar, olhar tresloucado, andando as voltas do caixão.

O marido de Célia ficou pasmado, diferente de Ana, demorou para entender o que havia acontecido, tentou tranquilizar a esposa, que causava um embaraço gigante em meio aos que velavam o Sr.Arnaldo. Tentou abraçá-la e pedir baixinho que parasse com o escândalo, mas ela desembaraçava-se dos braços do marido e gritava ainda mais.

Ana, sem forças para conter a vizinha e sabendo que qualquer gesto seu iria deixar Célia ainda mais reactiva, ficou a assistir ao espectáculo calmamente, e, naquele momento até teve vontade de rir da situação. Rapidamente os seus filhos vieram perguntar o que estava acontecendo, Ana explicou. Os filhos, que tinha herdado a calma e generosidade da mãe, simplesmente se entreolharam com alguma vontade de rir, e ficaram lado a lado, esperando também pacificamente, a histeria de Célia acabar, resignados.

Desnecessário dizer que muitos que assistiram a cena, sem conseguir perceber o ocorrido, pensaram que afinal a Célia era amante de Arnaldo, e sendo aquele “carro alegórico” não havia poupado nada e nem ninguém da sua dor, nem o próprio marido, que como sabemos, é o último a saber. Nesse caso, foi mesmo.

Até hoje essa história é contada na cidade, desse velório tão triste que teve um grande momento de piada e, desde então cada vez que alguém é velado, reconta-se a história, misturando as lágrimas de tristeza com algumas de riso, porque a vida continua, com todas as suas cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário