quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Whatsapp e o Romeu

Desde que vivo em Portugal, tentava ir ano sim, ano não para o Brasil.

A última vez que tinha ido foi em 2018, na altura pensava que voltaria em 2020 e veio a pandemia, depois as passagens subiram de preço de maneira incomportável, e quando nos demos conta, já lá tinha passado 5 anos.

Uma loucura, não é? Cinco anos é o tempo de um curso universitário, é como se a vida da gente mudasse tanto, cinco anos. Se eu fosse jovem, isso teria sido considerado uma eternidade, mas com a idade, isso do tempo é relativo, pois vamos ficando mais velhos, somando anos, e um, dois anos é pouco em relação a tudo aquilo que a gente já viveu.

Perguntam como eu consegui ficar longe e eu acho que tenho a resposta: whatsapp. Caramba, desde que temos essa ferramenta o mundo ficou pertinho.Se eu quiser nesse momento, passo o dedo na tela do meu telemóvel e já consigo ver a minha mãe, incrível.


Essa evolução tecnológica nos colocou mais perto em muitos sentidos, e há aqueles que consideram que as tecnologias afastaram as pessoas, mas nesse caso, aproximou e ajudou muito.

Nesses cinco anos, a maior novidade, o acontecimento mais marcante foi o nascimento do Romeu, o pequenino da família, possivelmente o último neto, o último sobrinho de 1º grau.

Mas, lá está, com o whatsapp e o grupo da família, eu recebi com emoção a notícia da gravidez, na hora em que a minha cunhada foi para o hospital, todos nos comunicamos no grupo, o momento foi acompanhado " a par e passo" , bem como o seu crescimento.

Quando cheguei no Brasil, depois de 5 anos, não estranhei ninguém, fomos nos acompanhando no envelhecimento, nas mudanças físicas, e o Romeu, parecia que eu tinha estado com ele sempre. A imagem dele sempre ficou e cresceu na minha memória e no meu coração. Eu o sabia decor, mas ele me surpreendeu em alguns detalhes:

- ele cheira tão gostoso, a criança mais cheirosa do planeta, segundo ele, é o sabonete Phebo, mas desconfio, acho que é dele mesmo;

- não é porque é meu, mas ele é super inteligente, vivo, pesca tudo em um segundo, esperto até demais para o meu gosto;

- ele é um pestinha, mesmo doidinho da cabeça, quase perigoso de tão malandro.

Já sinto saudades de todos, dele mais ainda, mas... faz parte, a minha vida para já é aqui, e tento não aprofundar nisso, pois não tem solução. Me consolo com o whatsapp e com a certeza absoluta que o amor que a gente sente independe da geografia, ele sempre vai nos conectar!

Sem comentários:

Enviar um comentário