segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A Casa e a sua Alma

Estive, como tem sido há muitos anos, a passar as férias no sul da Espanha e lá ouvi uma bonita história, a qual não quero esquecer, e por isso, coloco aqui, para partilhar e para reter.
Soube de uma família, que ainda vivia em Angola (quando era colônia de Portugal) e por volta de 1974 compra um apartamento no sul da Espanha, na Isla Canela, para poder desfrutar nos verões.
Aconteceu a revolução e essa família teve que voltar para Portugal e a partir daí, todos os meses de Setembro foram passados em Ayamonte.
Pelo menos uns 20 verões, com muitas histórias, muitas memórias para contar.
A casa conheceu os filhos meninos e os viu tornarem-se homens.
A casa conheceu o cãzinho da família.
A casa conheceu a avó.
A casa recebeu amigos queridos, que já partiram.
A casa conheceu os netos do casal que comprou a casa.
A casa soube da partida do dono da casa para outro plano.
E depois a casa foi ficando velhinha e a casa começou a receber outras pessoas, e a família , por muitas razões já não lá ficava, e passaram mais 20 anos, onde as visitas foram mais escassas, mais fugazes.
A família decidiu vender a casa, ela tinha cumprido seu papel, durante muitos anos tinha servido à essa família, e essa família tinha amado muito a casa.
Mas tudo tem um fim...
Sem grandes dramas a família foi vender a casa, e, na burocracia típica dos países latinos, aquilo foi mais complicado que o esperado. Por causa da complicação, a família dona da casa, acabou por conhecer os futuros proprietários, e houve tempo para troca de informações, de um começo de amizade e uma grande empatia.
Eis, que o futuro dono da casa disse que estava muito feliz, pois queria comprar uma casa com uma história e, de preferência, uma história feliz. Conseguiu atingir o seu objetivo, conheceu a família, soube da um pouco da história e reteve a alma da casa. Até tiraram uma foto juntos e ficaram todos com o coração cheio.
Fico a imaginar a casa a ficar feliz, a saber que depois de tantos anos voltará a sentir a emoção dos primeiros encontros e o retorno animado da vida!
Adorei a história, e desejo muitas felicidades para todos envolvidos... inclusive à casa!

3 comentários:

  1. Histórias boas da vida, para lembrar que é bom conhecer pessoas, que é bom deixar o que não faz mais sentido para nós e que é bom começar de novo!

    ResponderEliminar
  2. E como ficou linda contada por você, esta história de familia!!!!

    ResponderEliminar
  3. Que história tão bonita!

    https://a-cold-angel.blogspot.com/

    ResponderEliminar