quinta-feira, 4 de abril de 2019

Adeus joanete!

Se eu disser que nem sei há quanto tempo estava a se desenvolver um joanete no meu pé direito, você acredita? Pois acredite, aquilo foi chegando de mansinho e apenas há uns três anos que aquela saliência passou a incomodar a minha vida...
Pequena saliência (SQN)
Pé normal e  pé saliente, para comparar!


Comecei a pesquisar sobre operações para o Hallux Valgus (o verdadeiro nome), e descobri que em certos casos, havia a alternativa de uma intervenção chamada "percutânea", que é uma cirurgia minimamente invasiva, que corrigiria essa saliência com apenas pequenas incisões, sem necessidades de exposição óssea ou de abrir as articulações, fazendo com que a cirurgia fosse rápida e a recuperação também.
Fiz a cirurgia no dia 01 de março, entrei no bloco operatório ao meio dia e as três da tarde já estava a ir para casa.
Logo após a operação
Levei uma anestesia local, do tornozelo para baixo, que segundo me disseram durava 18 horas, o que ajudou a não sentir nenhuma dor forte, imagino que na parte mais forte da dor, estamos anestesiados.
Fui para casa caminhando, usando a sandália Baruk, com tacão atrás (que comprei antes da cirurgia, por 28 euros).
Com indicação para tomar paracetamol e, em SOS, o  Clonix.
O paracetamol tomei apenas 2 dias, no terceiro já não sentia nenhuma dor, e o Clonix nem chegou a ser aberto!
Nos dois primeiros dias repousei bastante, e fiz gelo no local da operação, estava com  atadura que deixavam apenas os dedos do lado de fora. E utilizava a sandália sempre que caminhava.
Esse saquinho de gelo me acompanha!
Achei bastante cansativo utilizar a sandália, mas confesso que abusei bastante depois do 3º dia,  e caminhei muito, o que se calhar fez com que eu me cansasse mais...
Depois de 4 dias já voltei a conduzir (dirigir), com uma sandália Baruk sem tacão, o que foi super fundamental, pois preciso mesmo de carro para tudo!
Obviamente foram dias diferentes, mas em se tratando de uma operação, posso dizer que não custou muito.
Sandália amiga!

Aliás, no 4º dia tive a 1ª consulta, para mudar o penso e ver como tudo estava, saí do hospital e como era carnaval até fui tomar uma cervejinha, pois um carnaval a seco não é um carnaval!
Já na borga!
Depois de uma semana fui tirar o penso e fiquei com uma atadura elástica , mas já podia lavar o pé, colocar um creme... E eu, que já passei por algumas cirurgias, tenho por hábito utilizar o Cicaplast (La Roche-Posay), que ajuda muito numa boa cicatrização!
E assim fiquei durante mais uma semana
Ainda com pontos, mas sem ligaduras

Os dedos menos inchados, e essa proteção elástica, mas podendo lavar e hidratar, o que levanta a moral de uma pessoa!
A sandália fica quase um mês

Sem ligaduras e grande espaço!
O dedo fica muito separado, mas depois isso vai ao sítio com o tempo!
Também temos que usar um separador de silicone por meses!
Duas semanas depois, sem pontos!

Um mês depois, lindos de viver!
Duas semanas depois tirei os pontos, e ainda continuei a usar a sandália Baruck, mas já fui ao ginásio, fiz alguns exercícios, e já estava habituada a andar mancando!
No final de um mês já utilizo sapato normal, confortável, pois meu pé ainda está um pouco inchado, e na parte da cicatriz se eu apertar, ou raspar, obviamente dói.
Já nadei as minhas piscinas, e não poderia estar mais satisfeita!
Como diz o ditado: "para fazer uma omelete temos que partir os ovos" e é isso, algo de sacrifício tem de ser feito, mas esse foi bastante razoável e estou a gostar muito do resultado!
Devo dizer que o médico é muito simpático, e tem fama de ser ultra competente, e, como o meu filho já foi operado por ele, e agora euzinha, na minha experiência, ele é ótimo! É o Dr. Cassiano Neves da Cuf Descobertas ( ele é mesmo especialista com crianças). Toda a sua equipa pareceu-me fantástica, mas lá está, tudo foi rápido e a convivência foi pouca( bom sinal).
Agora, a "cereja no topo do bolo" foi a ajuda da sua secretária, a Patrícia Santana, que foi sempre extremamente solicita, delicada, rápida e divertida na resolução de todas as minhas dúvidas ( e olha que tive várias!), o que fez muita diferença em todo o processo! Serei eternamente grata!
Assim, so far so good! Daqui uns meses mostro outra foto, ok?

1 comentário: