terça-feira, 30 de maio de 2017

As viagens e a vida...

Eu nasci e cresci ( não muito), numa cidade do interior de São Paulo.Onde as pessoas do mesmo grupo acabam crescendo juntas.
Tenho amigas que são da infância e que hoje tem a sorte de criar os filhos no mesmo registro.
Por muitos anos nunca imaginei que faria um percurso que acabaria por me levar para tão longe da minha cidade, mas acabei por vir parar em Lisboa, onde já vivo há 15 anos...
Enfim, longa história.
Mas, muito antes disso tudo, quando terminei a faculdade, já há uns 22 anos ( hor-ror!), eu e uma amiga fizemos uma viagem pela Europa, de mochila as costas e nós viajamos livres, leves  e soltas, por muitos países, de trem, de lá pra cá, de cá pra lá ( ainda faço um post contando essa epopeia).
Essa viagem de dois meses, operou uma grande mudança na minha pessoa, nesses dois meses eu posso dizer que me tornei apta a entender a diferença.
Nada como viajar, nada como sair daquilo que é o ¨normal¨ e embarcar no desconhecido.
Ver novas pessoas, provar novos sabores, pensar a vida diferente daquilo que sempre pensamos, pois fui descobrindo que dá para ser diferente!
Por isso, deixo aqui um apelo, uma dica, vá, um conselho:

¨Quando forem viajar, abram-se para o novo, explorem, aprendam, vejam as coisas sem preconceito, entendam que estão num mundo diferente, portanto é normal que tudo seja diferente, a comida, os hábitos, a maneira de pensar. Deixem de fazer comparações do estilo ¨Mas no Brasil é assim...¨ Não importa como é no Brasil, as culturas mudam dentro do próprio país não haveriam de mudar num país diferente?  Preparem-se para a aventura do novo!
E nem adianta pensar se é melhor ou pior, as coisas são como são, uma viagem dura alguns dias, quando voltarem o mesmo estará esperando, o arroz, o feijão, o chopp tirado assim  ou assado, a picanha, a descontração, tudo estará lá., igualzinho vocês deixaram. Não sintam saudades de algo que logo vai voltar a ser vosso, curtam ao máximo a experiência que uma viagem proporciona. Voltem mais ricos, com uma vivência maior, uma receita, uma maneira de ver a vida. Tentem trazer um bocadinho da experiência convosco... eu considero que é isso que nos torna mais interessantes- sermos capazes de captar a diferença, incorporá-la e crescermos. Além de mais interessantes, nos tornamos mais tolerantes. ¨

E só mais uma coisinha, muitas vezes nem é preciso viajar, basta muitas vezes sentar com alguém com uma experiência de vida super diferente da sua, e ouvir, pode ser uma pessoa bem mais velha, uma pessoa de em estrato social diferente, alguém que já passou por uma doença, um divórcio, uma perda, saber ouvir, gravar tudo, fazer um filme mental, torna tudo mais enriquecedor.
Eu acho, mas vai saber, né?

2 comentários:

  1. És realmente uma caixinha de surpresas :-)

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É? kkkk beijos! Tenho lido seu blog e está cada dia melhor, cadadia você escreve mais, e bem! beijos

      Eliminar