sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Golfinho, selfies e a vida

Ontem eu vi/li no facebook sobre o bebê golfinho que foi dar a uma praia na Argentina e como muita gente quis fazer uma foto ao lado dele acabou por morrer por ficar tanto tempo fora d´água, confesso que nem pensei muito no assunto, fiquei com pena e pronto.
Hoje estava a ouvir a rádio e um locutor/comediante muito famoso estava a falar, dessa vez de maneira muito séria, sobre essa nova necessidade de fazer fotos e colocar nas redes sociais rapidamente, como se a coisa boa do momento tivesse que ser partilhada instantaneamente.
Bem, alguns pensamentos me vieram à cabeça... Essa necessidade de registar todos  os momentos tirou completamente a capacidade de empatia das pessoas em perceberem que o golfinho poderia morrer, assustador, não é?
Mas eu sempre fico admirada com a falta de noção dos posts das pessoas, porque cada foto que eu vejo eu sinto que ela teve uma mensagem, uma intenção. Exemplo:  colocar uma foto em biquíni- na minha cabeça só pode ser uma coisa- olha como eu estou toda boa! ( pelo menos eu só o faria se me sentisse assim)- e sim, sei que muitas vezes muitas das nossas fotos são postas por outra pessoa, não é dessas que estou a falar, estou dizendo daquelas pessoas  que até quando colocam uma foto com os filhos tem que estar de biquíni, mandando sua mensagem de EGO argentino.
Ou aquelas pessoas que gostam de mostrar que estão em restaurantes, festas viagens caras. Claro que pode, ainda bem que podem, mas não imaginem que alguém pensa que foi só um acaso, por acaso você estava no restaurante tal e decidiu enviar uma foto, acho que todos entendem o recado- olha que rica eu sou, até frequento/ vivo/ viajo para esse lugar.
Eu pessoalmente não gosto de partilhar muita felicidade, nunca achei que atraísse bons fluídos e quando os momentos felizes acontecem, gosto de fotografar, por ser divertido, colocar nos álbuns para mais tarde recordar e partilhar com quem quiser, não com o mundo inteiro.
Tem gente que escreve : partiu#praia! E eu penso, pronto começaram as fotos, pois vão registar cada momento...Há aqueles que fazem declarações para o namorado/marido no facebook, eu me pergunto se essa pessoa não tem o número do parceiro para fazer essa declaração de maneira mais discreta?
E aquelas fotos de gente feia, mesmo feia, tem sempre alguém que escreve : Liiiiiiiinnnnndoooo(aaaa)! Estranho né? 
Gosto muito das redes sociais, já não vivo sem facebook, gosto de saber das notícias, gosto de ver fotos, se não fosse perigoso partilharia fotos das crianças, pois sei que é gostoso acompanhar o crescimento deles quando estamos longe. Gosto de ver o grupo de amigos, gosto de ver os momentos de felicidade. Gosto sim senhor. Só acho que não precisamos partilhar cada momento e que sim, cada foto tem um recado.Não é?





Sem comentários:

Enviar um comentário