Cada dia fico mais espantada e boquiaberta com as aneiras que vejo, ouço e leio...
As pessoas não tem noção como teríamos um mundo melhor se não tivessem tantas certezas infundadas.
Explico: acho que muita gente debita opiniões com uma certeza absoluta de um assunto que não faz a menor idéia. Ainda mais agora, que a Europa está a passar por uma crise absurda e as incertezas sobre o futuro nunca foram tão grandes, há sempre muita gente com todas as respostas para o futuro da nação.
E falam hein? E sabem viu? Sabem P_ _ _ _ nenhuma! Mas fazem um ar todo profissional/revolucionário e soltam sua opinião com uma certeza na voz que me assusta.
E a coisa não é só política, geralmente essas pessoas sabem muito e sobre muitos temas. Já vi muita gente diagnosticar a doença do filho de outrém, já recebi muitas opiniões ( que não pedi!) sobre como educar meus filhos, enfim uma panóplia de sabedoria que estravasa o ser e nos inunda!
Outra coisa curiosa é que muitas vezes essas pessoas tem seguidores, um público que os ouve com atenção e depois da maior baboseira do planeta fazem aquele ar de ¨uau¨.
E gente, não é que eu acho que não possamos opinar sobre nada, please! Claro que sim, é também no diálogo que a gente troca, aprende, se transforma e cresce, mas usar palavras como ¨talvez¨, ¨será¨, e não ter tanta certeza, e não saber apenas o cabeçalho de uma notícia e sair por aí divulgando como se tivesse lido e se fundamentado muito, só fica bem.
É muito difícil saber sobre o futuro da Europa, a gente vai lendo coisas, vai tentando entender outras e vai percebendo o quão complexo é esse mundo. Nem os economistas nesse momento conseguem prever um futuro, mas o Zé Manel lá do café sabe tudo, e também sabe um pouco de futebol...
Conforme vou envelhecendo vou descobrindo cada dia mais que não tenho idéia do mundo, quanto mais viajo mais deixo de ter certeza de como as coisas funcionam, porque elas variam em todos os lados. Quanto mais conheço outras pessoas vejo que afinal nem tudo era como eu pensava, que há outras maneiras de se viver ...
Quanto mais ¨mundo¨ eu ganho, menor eu fico, menos eu domino, mais eu percebo que nada sei da vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário