quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Rumamos ao Norte Parte 3

 Finalmente vou contar sobre o Porto!


Palácio de Cristal

Amigos brasileiros, aprendam é O Porto, vou para O Porto, estou NO Porto! O Porto! Assim como falamos O Rio de Janeiro! A pessoa viaja para O Rio de Janeiro, a pessoa está nO Rio de Janeiro.

Para quem me achar implicante, imagina ouvir constantemente alguém dizendo: " Estou em Rio de Janeiro", é ou não irritante? Não? Então tentem, "estou na Limeira", ainda assim não irritou? Fogo, sangue frio!

 Bem, não conhecia O Porto, e foi das melhores coisinhas que me aconteceram em 2020. Puxa cidade linda! Nem imaginava. Foi mesmo um susto!

Ficamos 8 noites, hospedados num Airbnb maravilhoso, quem precisar, entre em contato comigo e eu conto tudo!

Chegamos num Domingo a noite, chuvoso, e caminhamos até os Aliados, cansados, debaixo de chuva, e fiquei logo apaixonada! Aquela praça imponente, a vista da Sé, da Estação São Bento, ver os Clérigos... tudo isso me fez amar logo de caras!

Estação de São Bento, vale a pena entrar!

 

Depois, fizemos mil coisas, intervaladas com as saídas dO Porto, nos lugares que fui contando na parte 1 e 2, do "Rumamos ao Norte".

Como tenho uma pré-adolescente, muito caminhei na Rua de Santa Catarina.

Mil lojas na Rua de Santa Catarina


 

Andamos muito pela cidade, não subi na Torre dos Clérigos pois eu fico um pouco angustiada nessas subidas, e com o Covid, evitei muito estar perto de muita gente.

Mas fizemos muitas outras coisas, com os devidos cuidados, fomos conhecer as Caves Sandeman ( 15 euros cada adulto, as crianças não pagavam, dava direito a uma prova de vinho e descontos na loja). Recomendo.

Prova de vinho!



 

Passeámos de teleférico em Gaia, o que nos permite dar uma volta no tabuleiro de cima da Ponte Luís I. Podemos descer e depois voltar para o teleférico, 22,50 € 2 adultos e duas crianças, ida e volta, e ainda prova de vinho dO Porto, para os adultos, of course! Recomendo!


 

E a vista amiguinhos, e a vista?

 Passeamos pela Foz do Porto até Matosinhos... adorei, a praia ali, casarões lindos acolá... recomendo!

Escultura na Praia de Matosinhos

Gaivota em terra... tempestade no mar!

Fomos ao Palácio de Cristal, que tem uma vista fabulástica do rio, e fomos também à casa da Música!

Casa da Música

Vista do Palácio de Cristal


Outra vista do Palácio de Cristal

 Também fomos ao Palácio da Bolsa, que vale a pena a vista, é muito bonito! Entrada para adultos 10 euros, criança não paga.

Dentro do Palácio da Bolsa

Sala Árabe no Palácio da Bolsa

Passeamos de barco, o passeio das 7 pontes, também  valeu muito a pena, é uma passeio pelo rio Douro, mostrando as 7 pontes que ligam O Porto a Gaia. Pagamos 15 euros cada adulto, criança não pagava. Pudemos provar outros portos, por conta de comprar os bilhetes!

Mascarados e comportados no barco!

Vista linda, da menina e da cidade!

Muito legal o passeio!

 

Enfim, fizemos mil coisas, tudo muito giro, mas como sempre, acho que temos de caminhar, conhecer coisas, ir com calma. Fizemos isso!

Foi uma viagem tão agradável, tão boa. Achei o pessoal do norte extremamente simpático, carinhoso.

Disseram que, por causa da pandemia, aquilo tudo estava a 20% de turistas, e tristeza de uns, alegria de outros, para nós foi bom, quase não pegamos fila em nada, portanto, nem quero imaginar com 8 vezes de gente daquilo que eu vi.

Dessa viagem levo o sabor de "quero mais", levo a simpatia das pessoas, principalmente do dono do super apartamento onde nos hospedamos, o Luís, que foi super simpático e generoso connosco.

Recomendo muito uma volta lá para cima, e ainda ficou muito por ver... Espero voltar!

Com criança e a gastar sem parar muitos eurinhos, limitamo-nos  a restaurantes simples, mas que adoramos.

Um foi o Fininho e o outro foi o Capa Negra








                                                           VALEU PUORTO!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário