quinta-feira, 14 de março de 2019

Preparando para frustração!

Hoje li no Facebook a seguinte frase de um amigo, o Marcel Camargo:

"Digam não, digam não muitas vezes. As crianças precisam aprender que a vida não vai dar certo em tudo, que elas provavelmente não comprarão tudo o que quiserem, que haverá pessoas que não gostarão delas e não as amarão de volta. Não romantizem sofrimento, nem violência. O que faz mal e machuca não tem graça e não deve ser tolerado. Ensinem que as pessoas só mudam por si próprias e que, quando a gente se coloca no lugar do outro, a gente consegue entender muita coisa e ser menos injusto. Ensinem que procurar ajuda não é feio, que psicólogo não serve só "pra gente louca". E não esqueçam: ensinem as crianças a amar, sempre. Falta amor neste mundo que adoece a cada dia..."

Achei muito sábio e concordei. Complementei com a seguinte afirmação:

 ...complemento dizendo, que muitas vezes combinamos coisas com as crianças, mas depois acontece coisas que fazem com que não possamos cumprir com o combinado e acabo por dizer: " tentei, não deu, vamos ver se conseguimos na próxima". Já fui criticada nessas atitudes, pois segundo os críticos, não se pode voltar atrás... e me pergunto: quantas vezes na vida achamos que vamos fazer/comprar/ir qualquer coisa e de repente não dá? É a vida, acho que as crianças tem de estar preparadas paras as adversidades. Não mentir,  mas explicar que: " olha eu tentei, mas dessa vez não deu! " Paciência, se der vamos na próxima. Essa coisa de criar um mundo onde a criança não pode se decepcionar, em que somos (pais) infalíveis é no mínimo, estar a retardar as frustrações que a vida lhes irá trazer, e fazer com que estejam muito menos receptíveis para tal! Enquanto mãe eu erro, eu acerto, eu desisto, eu luto, eu digo que sim, que não, sou justa e injusta, peço desculpas,me zango, volto atrás e eles percebem que apesar de eu amá-los incondicionalmente, sou um ser humano normal!
Acreditem, a coisa piorou ainda mais nesses 9 anos!


É isso minha gente, ensinar a criançada perceber que somos todos humanos, com sentimentos, com falhas, com virtudes!
Isso de criar um mundo almofadado para as crianças, como se pudéssemos garantir que nada nunca iria frustrá-los é muito perigoso! Não pode dar bom resultado!
Temos criar gente com empatia, que perceba e respeite o outro e que saiba que também erra, aprenda a assumir as culpas, que lidem bem com os próprios erros!
Uma mãe fazer mais do que é razoável, dar o que não tem, dá mal resultado, a criança cresce achando que o normal é que tudo seja permitido, fácil e sobretudo é devido!

 

1 comentário:

  1. Isso minha gente é a prova que criar uma pessoinha deste mundo é duro, muito duro!!!

    ResponderEliminar