quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Diferenças...

Das muitas diferenças no comportamento que eu sinto que existem entre os portugueses e os brasileiros é a manutenção das tradições. Eu acho que os brasileiros são muito, mas muito mais receptivos para a novidade, muitos acham ¨chic¨ o que vem de fora e abraçam rapidamente uma nova moda, muitas vezes
desprezando a tradição brasileira.
Já sinto que os portugueses não estão assim tão abertos ao novo, não pela novidade em si, mas não gostam de mudar naquilo que sempre foi assim, sempre se fez assim.
E como, cada vez mais, acredito que no meio é que está a virtude admiro as duas opções, desde que não sejamos radicais.
É bom sim não ter preconceito, gostar de outras coisas, tentar fazer diferente, assim sempre podemos aprender gostar de outras coisas, conhecer outros costumes, outros sabores, vale a pena. Mas a tradição também é bonita, dá uma nostalgia, alguma segurança e uma sensação de continuidade e preserva aquilo que é a cultura de um povo.
Mas acredito que podemos viver com os dois...o novo e o tradicional.
Adorei brincar com as crianças no Halloween... não é tradição portuguesa? Claro que não, so what? As crianças se divertem, confraternizam e dão boas gargalhadas? Então para mim já valeu!

Assim como estou a aguardar o São Martinho... sinto o cheirinho das castanhas no ar... penso na Jeropiga e espero que faça um dia quentinho.
Enfim, acho que o bom mesmo é estar constantemente em festa, em celebração!





3 comentários:

  1. Concordo. O que interessa é a diversão! Por acaso não sou muito tradicionalista, muito pelo contrário. O meu lema é: se nos faz mais felizes e nos dá alegria embora fazer, se não, vamos acabar com a tradição. :P

    ResponderEliminar