quarta-feira, 9 de abril de 2014

Será que não dramatizamos demais?

Como já confessei aqui, nunca fui uma mãe muito queridinha, sou mais o estilo brincalhona e por vezes um pouco histérica .
Sinto que a nossa vida, minha e do J. é super dedicada aos filhos. Desde que eles nasceram quase tudo vai
pra eles e essa é uma questão que nem se põe, é natural, eles são prioridade, é assim.
Eu tenho imenso prazer em lhes fazer as vontadades, dar as surpresas, deixá-los felizes. Muito mais rápido compro algo pra eles sem peso na consciência do que para mim.
Mas estamos chegando num ponto que eu não posso aceitar, que é a história de ter que fazer o que ela acha que nós prometemos, ou acostumou a fazer e daí toma por garantido...
Então, quase todos os domingos ela vai ao cinema com o pai, outras vezes comigo. Esse domingo eu não queria ir, e além disso tive a ousadia de querer ser eu a assistir um filme com o J., e portanto achar que ela poderia ficar a brincar, ao invés de ir ao cinema...
Alguém na casa da minha sogra comentou que já havia estreado o ¨Rio 2¨ , e o J. muito encavacado olha para mim e diz:  Agora ela já escutou que estreou o filme, e quer ir!
E eu:  Ai, sim ? Diga que vai na semana que vem, que nessa não.
J.:  Mas ela quer!
Eu: Temos pena...
E chamei a Pipa e disse:  Olha, parece que a estréia não é hoje, não tenho bem a certeza, por isso vocês vão a semana que vem, se tudo correr bem, ok? E se amuar, nem na semana que vem você vai, tá?
Pipa:  Ok, então fico a brincar na avó...
Eu:  Melhor impossível.
E fui com o J. assistir Babel, sei, um filme que já passou há muito tempo, mas como andamos a ver filmes infantis há séculos, acaba sobrando pouco tempo para nós.

Caramba! Essa coisa de não enganar a criança! Faça-me o favor! Nem tudo eles precisam saber.
PELO AMOR DE DEUS,saber até quando estréia um filme! Eles vão ao cinema quando eu achar que sim, que dá, que estou com vontade de levar!

Deixa que eu esclareça aqui, que ela vai quase sempre, quase todos os domingos ver um filminho. Acho que sim, que ela se diverte, que ela pode ter esse miminho. Mas, se um ou outro domingo não der vontade de ir... olha, ¨ temos pena¨ , não vai!

E contando isso a uma amiga, ela me questionou sobre o facto de que a Pipa vai crescer e descobrir que eu a enganei...  Mas lá está, não considero enganar, dei uma desculpa simples, numa situação simples, que não merecia uma explicação cheia de teoria com um conteúdo que acho dispensável como:

¨ Querida, eu e o papá estamos na maior correria durante a semana, e no fim-de-semana , com vocês em casa, mais ainda. Sabe, nós também temos vontade de assistir um filme ( shame on us), conversar um pouco, sem vocês a interromper o tempo todo. Não queremos um fim-de-semana inteiro sozinhos (bem, eu até queria), queremos 2 horas, com a calma e o silêncio necessário para ver um filme. E não, não dá depois que vocês vão dormir, pois já estamos com tanto sono que depois de 10 minutos  já estamos a dormir no sofá.
Então é assim, minha querida, um domingo por mês, você me empresta seu pai para eu ser eu a estar com ele enquanto o Gui dorme a sesta, vá lá, só uma vez por mês!¨ 

Não se pode dizer simplesmente:  Hoje o cinema está fechado???? Tem que explicar mesmo tudo?
Ai! Mas o direito da criança, ai mas não devemos mentir! PELO AMOR DA SANTA, não é bem uma mentira, é uma desculpa com o conteúdo apropriado para idade! Não acho que tenho que explicar tudo para já, ela tem 5 anos, e quando ela  tiver idade para se lembrar que no dia 06 de Abril de 2014 eu a enganei porque disse que achava que a estréia do filme não era naquele dia,  espero que ela já tenha percebido também o quanto a amamos e tudo o que sempre fizemos.
Essa culpa eu me recuso a sentir...

Sem comentários:

Enviar um comentário