quinta-feira, 20 de março de 2014

São milhares de anos de evolução...

 São milhares de anos de evolução...
É uma frase que o pai dos meus filhos utiliza muitas vezes e que explica muito do comportamento humano.
Para quem tal termo não faça muito sentido, e com uma explicação bastante precária e simplificada da minha parte, tem  relação aos seres vivos serem como são. Os seres vivos tem as características que tem, tantos físicas como comportamentais, por que para evoluir precisaram ir se adaptando ao mundo no qual viviam e foram sobrevivendo e multiplicando aqueles que conseguiam dar resposta aos desafios que o ambiente onde viviam apresentava.
Pelo o que eu entendo, todos os seres vivos, muitas vezes de forma inconsciente, fazem opções de maneira a garantir a sua vida e a dos seus descendentes.Já escutei dizer que os casais se escolhem mutuamente imaginando se o outro ser em questão poderia ser um bom reprodutor e cuidador , mais uma vez, de maneira inconsciente, apenas deixando o instinto o guiar. Como um faro. Daí muitas vezes a pessoa se pergunta: ¨mas porque estou apaixonada por esse/a  homem /mulher'¨ , pode ser que no plano racional as coisas não façam muito sentindo, mas algo lá dentro diz:  ¨ Será um bom pai/mãe¨ , afinal são milhares de anos de evolução, e acredito que a nossa espécie já tem algum talento nesse reconhecimento.
Eu pelo menos tive, das muitas qualidades que o pai dos meus filhos tem nessa vida (e ele tem muitas), a melhor, a mais forte delas é ser pai.
É um pai incrível, carinhoso, presente, assertivo, preocupado, provedor, generoso, dedicado e exemplar.
O melhor que eu poderia ter feito enquanto mãe eu fiz, que foi escolher o melhor pai do mundo para ser o pai dos meus filhos. Nisso eu acertei em cheio e me dá uma grande felicidade vê-los juntos...
Como ontem foi dia dos pais aqui em Portugal deu-me para essas reflexões!

Sem comentários:

Enviar um comentário