domingo, 7 de julho de 2013

Paella...

Contra todas as razões racionais ( calor de 40º), sexta-feira passada dei uma passada no ¨Él Corte Inglés¨ e vi uma coisa que queria já há algum tempo- uma paellera ( será que é assim que chamamos uma panela de paella?) .
Claro que lá há muitas de vários modelos, comprei uma que gostei e fui trabalhar...
À noite fiz minha paella, que ficou muito gostosa, o único senão é o calorrrrrrrrrrr! que está de matar...
Bem, vou explicar como eu faço, e posso dizer que é fácil e corre bem...

 Primeiro compre uma boa ¨paellera¨ , eu cá gosto de fundo ¨tefal¨, por razões óbvias...
Eu paguei apenas 10 €, é uma panela para 6 pesoas, mas verdade seja dita, acho que dá no máximo para 4. Os espanhóis tem 1º e 2º prato, primeiro uma sopa, um gaspacho, ou uma entrada , depois o 2º, daí então a porção de arroz ser menor. Eu faço apenas um prato, assim, leve isso em consideração na hora de comprar uma panela...
Quanto aos ingredientes gosto de tudo prático e preferencialmente econômico, sem perder a qualidade, lógico.

 Quando faço esse tipo de prato só para duas pessoas, compro um pacote congelado chamado ¨mariscada¨, onde já vem vários tipos de mariscos, escusando eu assim de comprar vários pacotinhos, que acaba sendo muito e  fica bem mais caro.
Ingredientes ( para 2... vá 3!):
* Arroz para paella ( 250 grs);
* 1 cebola cortada bem pequenina;
* 2 dentes de alho cortados bem pequeninos;
* 1 pimentão verde cortado em tiras;
* 1 pimentão vermelho cortado em tiras;
* uma caixa de 500grs de mariscada congelada;
* Uns 10 camarões (calibre 40/60)- a caixa de ¨mariscada¨ não faz milagres!
*  300 grs. de lombo de porco;
*  azeite;
* sal;
* caldo knorr de mariscos;
* meio copo de vinho branco seco;
* 6 raminhos (?) de açafrão;
* 1 colher de sopa de colorau.

Como eu faço:
Em uma panela coloco a mariscada e os camarões congelados com 1/2 litro de água mais ou menos e o caldo knorr, e dou uma cozida nos mariscos...
Entretanto, na paellera , vou refogando a cebola com o azeite, o alho e vou fritando a carne de porco , assim que estiver dourada, coloco o colorau.
Coloco o arroz e refogo um pouco, coloco o vinho e deixo um minuto.
Nisso, os mariscos já estão cozidos, tiro eles dá água  da fervura, RESERVO O LÍQUIDO na panela.
E mantenho no fogo baixo, sempre quente...os mariscos vão para a paellera, junto também os pimentões e o açafrão, misturo tudo e daí procuro deixar tudo quietinho, só vou colocando conchas de sopa do líquido que resultou da cozedura dos mariscos (e que mantenho no fogo baixo), e o arroz vai cozinhando lentamente, vou colocando a água a ferver e fico de olho, vou controlando a quantidade de água que tem na panela , verifico se a quantidade de água será ou não suficiente para o arroz ficar no ponto, caso não seja, acrescento um pouco de água na panela e deixo que ela esteja bem quente antes de voltar a regar . A qualidade do arroz pode fazer variar o tempo da cozedura.
Isso tudo vai cozinhando devagarinho e eu vou provando. Depois, ¨vai do gosto do freguês¨ , há quem goste da paella mais caldosa, com algum molhinho e há quem goste dela mais seca, simplesmente o arroz... Acerte a sua medida, faça como gostar!!!
Abra um vinho verde bem geladinho, tenha pão para molhar no caldinho e ¨¡Qué aproveche!



Sem comentários:

Enviar um comentário