segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Camarão picante e arroz com leite de côco...

Hoje posso sem medo dizer que recriei uma receita na perfeição! ( não vou ser modesta, ok?)
Semana passada fiz uma receita da Nigella Lawson , chamada ¨ Jamaican Jerk Chicken¨ , um prato de frango bem picante ( apimentado), com um arroz maravilhoso com leite de côco.

Gostei muito, mas pensei comigo mesma, semana que vem vou tentar  fazer,  só que ao invés de frango, vou colocar camarões e fazer uns três ou quatro passos de maneira diferente...

Meninos e meninas, acho que esse foi o melhor prato que eu já recriei em toda minha longa existência... façam, fica uma delícia...

Vou, como sempre, dar as medidas para duas pessoas. E esse é um daqueles pratos que não precisamos ser ultra rigorosos com as medidas...

Ingredientes:

450 grs. de camarão cozido;
250 ml de caldo de frango;
200 ml de leite de côco;
150 grs. de arroz;
1 cebola média;
1 pimenta caiena grande;
1 colher de sopa de shoyo;
4 dentes de alho;
Suco de meio limão;
Meia chávena de azeite;
Um pedaço de raíz de gengibre ( assim, do tamanho de um dedo polegar, mas o dobro de largura)
1 colher de chá de gengibre em  pó;
1 colher de chá de tomilho seco;
1 pitada de noz moscada;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de pó de pimenta caiena;
1 colher de chá de mistura de pimentas.

Ufa! é muita coisa, não é? Por isso é que fica rico e bom...
Vou começar explicando como fazer os camarões, assim, separe o leite de côco, o caldo de frango e o arroz para daqui a pouco, que são só para o arroz, ok? Combinado?

Ingredientes preparem-se  EU VOU LHES USAR!!!
Eu gosto de por tudo em cima da mesa antes de começar a cozinhar, pois muitas vezes acho que tenho e já acabou, ou tenho e já passou a validade.
Nesse caso é só ir ao ¨mercadinho¨ da santasogra, que tem sempre tudo e não cobra nada!

Só para recordar, é fundamental comprar o camarão com casca, e retirá-la apenas na hora de fazer o prato. NUNCA miolo de camarão.
Amigos portugueses devem achar que estou a falar o óbvio, mas no Brasil se usa muito os semsaborões miolos....

1ª parte, picar a cebola, o alho, a pimenta caiena, bem picadinho, aliás,  já comprou a magnífica picadora ?
Separar 1/3 da cebola, alho e pimenta para o arroz ( você não vai querer picar outra vez, não é?)
Depois misturar os ¨picados¨ com todos os outros ingredientes, menos o SHOYO e o azeite.Colocar o azeite numa panela, deixar esquentar bem, e fritar o camarão já envolto nos ingredientes, por volta de uns 4 minutos...
O azeite fica assim meio caramelizado. Tiramos do fogo e daí colocamos o shoyo. Misturamos bem, e com um pedaço de pão experimentamos...
É bom, não é?
Assim, camarão está pronto. Vamos fazer o arroz?
Agora o arroz, simples e maravilhoso.
 Refogamos o restante da cebola com uma colher de azeite, até ficar marrom, colocamos o restante da pimenta e do alho, depois o arroz, até que ele fique assim, encapada com a mistura, daí colocamos o caldo de frango e o leite de côco.
Tapamos a panela e deixamos cozer. Só isso. Simples demais!
E enquanto vai cozinhando vamos por a mesa, ajeitar a cestinha do pão...
Ui, fica maravilhoso!!!
E para meu grande desgosto a foto do prato pronto ficou PÉSSIMA... a fome era grande e não conferi o resultado, quando vi, a comida já tinha sido toda devorada ( como deve ser!).

Mas olha, fica muito bom.

E correndo o risco de ser repetitiva, isso é só uma idéia, uma base, quem não gosta de muito apimentado ( picante), coloca metade de uma pimenta caiena, por exemplo... Vá lá, atreva-se.

E o arroz, foi uma descoberta fenomenal, dá certo e é uma delícia...

Beijocas e vamos lá que hoje é Segundona Brava!

2 comentários:

  1. Receita guardada pra quando os enjoos passarem e eu voltar a cozinhar!;-)

    ResponderEliminar
  2. Vou mostrar para a Zélia que é expert em artes culinárias. Se ela aprovar é porque é muito bom mesmo. bjs

    ResponderEliminar