sábado, 4 de fevereiro de 2012

Folhado com frango

Esse prato é super fácil de fazer e fica uma verdadeira delícia!

Receita é do Jamie Oliver, livro ¨Nacked Chef Book¨ , nome da receita original ¨ My Old Mans Superb Chicken¨.
Aqui está a receita traduzida, não para português, mas para Maria eugenês, espero que entendam, façam e gostem.

Ingredientes para 4 folhados:

170 gr. de champignon laminado;
4 dentes de alho, bem picadinho;
Azeite;
1 mão cheia de salsa  OU coentro bem picado;
Sal;
Pimenta preta de moinho;
Gergelim ;
4 peitos de frangos, limpinhos de 200gr;
Massa folhada já pronta, mais ou menos 500gr.,
1 gema;
2 colheres de sopa (generosa) de mostarda com sementinhas;
1 copo de vinho branco ( poramordasanta, um vinho razoável, no Brasil os vinhos brancos baratos são muito doces, estragam a receita, descubram um vinho branco que não seja doce!);
200 gr de creme de leite.

Modo de fazer:

Colocar o azeite em uma panela ( eu prefiro um pouco alta para os respingos do azeite), fritar o alho, colocar os champignons, temperar com sal e pimenta, até ficarem bem molinhos, e daí colocar a salsa OU coentros e reservar.


 Ajeitar os peitos de frango, e como que abri-lo pela metade. A idéia é tentar por o  recheio dentro de um peito de frango, do your best, encaixe o recheio, não precisa ficar bonito, a massa folhada vai cobrir, é só ficar lá colocado. Um pouco de sal e pimenta no peito de frango também:

Daí dividimos a placa de massa folhada em 4 fatias e envolvemos ( bonito dizer ¨envolvemos¨,né?), cada peitinho rechado com massa folhada,  pincelamos com a gema e salpicamos  com o gergelim:


Colocamos para assar até que a massa esteja douradinha, vá lá, com aspecto de pronta.
Equanto os folhadinhos assam, fazemos o molho.
Numa frigideira colocamos a mostarda e o vinho, misturamos e deixamos aquecer até sair o cheiro do álcool, então misturamos o creme de leite e deixamos engrossar um bocadinho.
Assim que o folhado estiver pronto, empratamos, regamos com o molho, salpicamos com a salsa OU coentros et voilá, está pronto!



Com um vinho tinto fica um espetáculo, ontem só o J. bebeu, já estou 395 dias sem álcool- não, não faço desintoxicação alcoólica,tenho mesmo um bebê de quase quatro meses e não posso beber!!!   ( não sei extamente os dias, calculei ¨por cima¨, gosto da birita mas nem tanto, hehehe!)

2 comentários:

  1. Oi Gê!
    Gostei muito do seu blog.
    E já que estava sem idéia do que fazer para o almoço, aproveitei e fiz esta receita, com pequenas modificações, he he he.
    É que eu não gosto de champignons e substituí por tomates secos e nózinhos de mozzarella fatiados no recheio. Ah, e temperei com orégano, porque combina mais com os tomates secos. O pessoal daqui de casa aprovou, pois ficou uma delícia mesmo!
    Beijinhos, Jú.

    ResponderEliminar
  2. Jú, é exatamente essa a idéia, as pessoas vem aqui se inspiram e dão outra sugestão, a gente só ganha em partilhar! Beijos!

    ResponderEliminar