Na escola da minha filha, a professora do 1º ano acompanha as crianças até o 4º.
No final do 4º ano as crianças que estão a terminar o 1º ciclo, "apadrinham" as que estão a entrar no 1º ano, para a classe da sua antiga- futura professora.
A Pipa teve a sua madrinha, que eu vi se tornar uma linda pré-adolescente, durante os anos que se seguiram, e no final do 4º ano ela tornou-se uma madrinha, de uma linda menina que começava o 1º ano.
Durante o ano passado vi o carinho que a pequenina sempre sentiu pela minha filha. Todas as vezes que se cruzavam na escola era um abraço, um beijinho...
Tivemos as férias de verão, e logo no 1º dia de aulas, a pequenota não veio, e a madrinha, muito preocupada, logo veio perguntar por ela...
No segundo dia de aulas a afilhada voltou, e mataram a saudades, imagino quase garantindo, com um doce abraço e muitos beijinhos (como é habito delas), e a Pipa recebeu uma linda prenda, comprada pela sua protegida durante as férias:
É ou não é uma coisinha mais linda do planeta?
Eu adoro!
Adoro a ideia do apadrinhamento, adoro o que surge daí e o que fica no coração dessas crianças!
Dar e receber, cuidar, ser lembrado...tudo tão importante e muitas vezes esquecido! Parabéns para as professoras, pela ideia e a atitude!
É uma ideia muito saudável, até porque assim as crianças não se sentem tão sozinhas e sempre estão mais protegidas, com alguém que, certamente, podem sempre contar!
ResponderEliminarSim, ficam com uma "referência". Mas, no meu caso, porque tenho um menino, que também passou pelo mesmo, as meninas demonstram mais carinho e cuidado....
EliminarSem duvida uma ideia a aplicar em mais escolas, as relações humanas estão-se a perder e é urgente mais acções nesse sentido!!!
ResponderEliminar