sexta-feira, 1 de maio de 2015

Como criar os filhos...

Quem espera que eu aqui dê uma dica, ou ainda pior, que eu narre com grandes certezas sobre o que é melhor e o que é pior na educação das crianças vai se decepcionar.
Não faço a menor ideia de como os outros devem criar seus filhos e nem penso muito profundamente como desejo fazer com os meus.




A minha relação com meus filhos vai acontecendo, tenho a certeza que vou passando de maneira inconsciente os valores que aprendi e com os quais eu vivo.
O que quero dizer é que eu não programo, não analiso muito. Vamos vivendo e eu vou ensinando aquilo que sei, aquilo que acredito, o que acho normal.

Comprar um livro sobre ¨como criar os filhos¨, para mim é como comprar um livro sobre ¨como fazer dieta¨, os assuntos já estão tão explorados, todas as dicas estão tão batidas que se não aplicamos é porque não conseguimos, ou não nos preocupamos tanto em seguir a risca todos os conselhos...

Hoje li na internet um resumo de uma pesquisa em que defende a maneira que as mães francesas tratam os filhos. Achei, como acho sempre, que as certezas da maneira da criação são tão pouco credíveis. Parece que ¨é só fazer assim com a criança que o resultado é esse¨, tenho muita dificuldade em acreditar. Eu tenho dois filhos, que reagem de maneira tão diferente nas muitas situações que a vida apresenta, que faz com que eu acredite que não exista uma fórmula mágica, um esquema que vai garantir resultados.

Eu me esforço, tento ser uma boa mãe, reconheço muitas, diárias, falhas  e sabendo que vou acertar e também errar nós vamos vivendo, com todas as consequências que trazem as nossas atitudes!

Sem comentários:

Enviar um comentário