terça-feira, 20 de novembro de 2012

Clic! da alfabetização...e o iPad !

Fui professora do pré-primário por 6 anos.
Gostava muito, mas nos últimos 3 anos de trabalho fiquei com as turmas de 5 anos, onde a gente preparava para a alfabetização.
Bem, para não estar aqui a explicar muitas coisas, tentem imaginar :  a gente ensina as letras, o Bê-a-bá, mas eu sei, por essa experiência, que um dia, a criança de repente entende que os sons das letras formam a palavra.
Claro que para nós, adultos alfabetizados, isso é mais que óbvio, mas uma criança nessa fase da aprendizagem ainda não sabe... até que depois de criarmos todo o ambiente para essa aprendizagem, ela tem um clic! Eu já tive o prazer de ver algumas carinhas como que iluminadas nesse momento do clic...
Hoje para minha grande emoção, a Pipa teve esse clic. Estávamos a fazer um quebra-cabeça , com o AEIOU, para encaixar cada letra com um desenho que começa com a letra respectiva.
E ela estava ali, a simplesmente encaixar peças, quando de repente deu um grito, mãe, AVIÃO, AAA, AVIÃO... olha mãe EEE, ELEFANTE... depois começamos imaginar palavras que começavam com A, com E e assim por diante...

Ela estava radiante, e o J. quando chegou ficou todo contente, e durante o jantar ele fazia como que um teste com ela, dizia por exemplo:  Índio, e ela pensava e respondia IIII.
Uma graça.

Bem, depois ela pediu para brincar com o iPAD.
E lá foi ela toda contente buscá-lo...

Quando voltou disse toda contente:
Papá, papá, outra palavra com A, o iPad! AAA, iPad!

Pipa, sempre nos fazendo dar risada... Claro que não a corrigimos... entender o que ela entendeu hoje não é nada pouco...


1 comentário:

  1. Que linda GE!!!! Que emocao!!! Imagine quando ela comecar escrever cartinhas pra voce entao? AAAAAA o coracao nao aguenta!!! Eu sou muito preocupada com a alfabetizacao do P, ele vai ser alfabetizado em ingles, mas quero que ele aprenda portugues tambem.... como fazer isso??

    ResponderEliminar